Frase sobre a Educação

"Carregamos conosco a memória de muitas tramas, o corpo molhado de nossa história, de nossa cultura"
Paulo Freire - Pedagogia da Esperança

16 abril 2012

Reflexões para implantação do curso de PROEJA em Eletromecânica


A notícia abaixo foi publicada no Link Digital (informativo do IF-SC), em outubro de 2008. A palestra realizada reuniu, pela primeira vez, todo o grupo de professores que posteriormente construiu o projeto do curso de PROEJA em Eletromecânica e que passou a atuar neste curso a partir de fevereiro de 2009.




Unidade Chapecó projeta novo curso




Sex, 31 de Outubro de 2008 16:09

A Unidade Chapecó deve oferecer um novo curso a partir do primeiro semestre de 2009, o curso técnico em Eletromecânica na modalidade Proeja (educação de jovens e adultos com profissionalização). “Estamos na fase de finalização do projeto”, conta o diretor da unidade, Juarez Pontes. A previsão é de que o curso comece em fevereiro do próximo ano.

O diretor da Unidade Chapecó conta que a escolha pelo curso de Eletromecânica na modalidade Proeja foi feita com base em cerca de 680 questionários aplicados com estudantes, trabalhadores e empresários para saber qual habilitação atenderia melhor às necessidades do setor produtivo da região. O curso vai integrar o ensino médio com o técnico – a unidade recebeu 10 professores de ensino médio contratados por meio de concurso público - e deve abrir 40 vagas para a primeira turma. O ingresso deve ocorrer por sorteio público.

Para o curso entrar em funcionamento, explica Juarez Pontes, o projeto vai ser submetido a análisedo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e, se aprovado, vai passar por avaliação do Conselho Diretor (CD). 


Os debates para a construção do currículo começaram em 13 de outubro, com a palestra “O papel e contribuição da ciência no Proeja”, com o professor Attico Chassot, do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre.


Ainda na Unidade Chapecó, conta o diretor, vai ser elaborada uma proposta de implantação de um curso de Proeja de ensino fundamental em Manutenção. O objetivo é qualificar trabalhadores para a manutenção residencial. Já o curso técnico em Mecânica Industrial vai ter uma reformulação da matriz curricular e passar a se chamar somente Mecânica, adequado à nomenclatura usada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação. As mudanças foram aprovadas em reunião do colegiado da unidade na quinta-feira, dia 30.


Retirado de: http://linkdigital2.ifsc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=157:unidade-chapeco-projeta-novo-curso&catid=25:edicao-no-277-31-de-outubro-de-2008-&Itemid=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário